A Pintura Country e seus estilos diferenciados para técnicas rústicas e decorativas de pintura em madeira.
Você sabe a origem da Pintura Country?
Dentro do conceito de Pintura Decorativa, existe uma diversidade de técnicas e formas de arte, que ao se classificarem, caracterizam estilos diferentes de pintura. A Pintura Country Americana é um desses estilos.
Você encontrará ao longo de seu trabalho com artesanato, algumas denominações diferentes para o termo Pintura Country, dependendo do lugar de onde se originam:
Folk Art (Arte folclórica): Abrange a arte produzida inicialmente a partir de uma cultura indígena ou de camponeses, para artigos utilitários e decorativos, sem estudos aprofundados de técnicas acadêmicas, como proporções e perspectivas. Tem grande apelo cultural, transmitindo valores de uma comunidade em seus objetos decorativos.
Tole Painting (Pintura Tole): É a arte popular de pintura decorativa originalmente em estanho, e que depois foi incorporada à materiais alternativos como madeira e movelaria. É uma pintura casual, praticada com custos baixos de produção. Há nessa arte a restauração de antigos objetos e marcenaria, geralmente ilustrados com imagens relacionadas à família que a produz.
Origem da Pintura Country
Originárias da Bavária, Noruega e Nova Inglaterra, essas técnicas chegaram aos Estados Unidos em meados do século 18, através de mascates que vendiam suas obras por todo o país, passando também a ensinar suas técnicas de pintura por onde estivessem.
Era usada a tinta acrílica entre os artistas, por ser mais barata, duradoura e robusta, dando um aspecto mais envelhecido, local e campestre às peças, diferenciando tal característica de pintura.
Com a inserção da pintura nos Estados Unidos, cada artista foi aprimorando, intensificando as técnicas, como por exemplo, o uso de uma ou mais cores em um mesmo plano, efeitos de sombra e luz, degradê, ou até mesmo a observação do real para a reprodução do elemento em forma de arte.
Hoje, a Pintura Country pode ser divida em alguns tipos:
• Pintura Country Americana: com desenhos repletos de detalhes, geralmente infantilizados, com cargas de diferentes cores, muita luz e muita sombra, além do degradê, sua principal característica. É o tipo de pintura country mais visto por aí.
• Pintura Country Primitiva: é geralmente mais escura, estonada, retrata aspectos mais rústicos, como se originassem do campo. Os traços são mais rudes, não há excessos de cores e os desenhos são mais “amargos” e sombrios.
• Still Life: é a pintura que retrata objetos, pessoas, animais de forma mais realista. Caracteriza-se pela plena observação e aplicação de planos, perspectivas, luzes e sombras.
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de Pintura Country, dá uma olhadinha na nossa galeria, tem de tudo um pouco por lá!
E se você se interessou por esse estilo tão lindo e diferenciado, que traz inúmeras possibilidades para uma pintura em madeira criativa e de alta qualidade, vou te falar que é super fácil ingressar nesse mundo, conhecer mais a fundo o estilo que encanta os olhos.
Dá uma lida nesse outro post onde eu falo como começar na Pintura Country!
Quem sabe você já não se anima hoje mesmo!
Seja bem-vindo(a) ao meu mundo colorido!
Simone Lhen
Fonte: Wikipedia. Adaptação: Simone Lhen.
Comments